A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão apresentou, na manhã desta quinta-feira (27/04), o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro (PEDES). Desenvolvido pela Subsecretaria de Planejamento Estratégico, as diretrizes foram expostas pelo secretário Nelson Rocha às Comissões de Orçamento e de Tributação, na Alerj.
Ao iniciar a apresentação, o secretário explicou que o PEDES busca trazer o desenvolvimento socioeconômico inovativo e sustentável a fim de atingir as missões, dentre elas segurança alimentar, descarbonização do ERJ e erradicação da extrema pobreza. Além disso, a construção do planejamento será de forma coletiva.
“Estamos conversando com a sociedade sobre esse plano, pois ele tem que ser a representação do que pensa a sociedade fluminense. A previsão é que, até agosto, o planejamento esteja pronto. Depois, na secretaria, faremos o acompanhamento da execução”, acrescentou ao citar órgãos estaduais, prefeituras e comunidade científica como partes integrantes do debate.
Os complexos econômicos também ganharam destaque na fala de Rocha. De acordo com o presidente da Comissão de Orçamento, deputado André Corrêa, responsável pela condução do encontro, serão realizadas audiências públicas para abordar cada um deles: economia verde, economia da saúde, economia do mar, cultura e turismo, infraestrutura e logística, além de petróleo e gás.
Estiveram presentes a subsecretária Executiva, Lílian Lima Alves, o subsecretário de Planejamento Estratégico, Bruno Sobral, a subsecretária de Controladoria Interna, Elizabeth Mauro, e o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Abreu. Pela Alerj, a mesa foi composta pelos deputados Luiz Paulo, Carlos Macedo (vice-presidente da comissão), Arthur Monteiro (presidente da Comissão de Tributação) e Fred Pacheco.