O QUE É O PEDES
Os desafios econômico-sociais com os quais o Estado do Rio de Janeiro se depara exigem constantemente respostas imediatas do setor público para mitigar seus efeitos negativos e potencializar oportunidades. Sendo necessário lidar com as exigências por soluções rápidas, o gestor público frequentemente descarta a visão de longo prazo. Com este entendimento, se impõe um desafio: manter o atendimento às demandas de curto prazo e, ao mesmo tempo, criar estratégias que permitam ao estado assumir seu papel indutor a longo prazo.
Deste desafio, reconhecemos a necessidade de novos instrumentos voltados a orientar a ação estadual de longo prazo. É desta associação que se destaca a Subsecretaria de Planejamento Estratégico (SUBPLE), na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), que tem como competência, desde 2023, a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro – PEDES, de forma colaborativa com os demais órgãos estaduais, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa fluminenses.
O PEDES tem como premissas a efetividade do Plano de Recuperação Fiscal, a geração de emprego e renda, o planejamento de base territorial e a gestão baseada em evidências. Visa, como desafio-síntese, ter o Estado do Rio de Janeiro como protagonista em debates relevantes em escala nacional e internacional, através de uma estratégia de desenvolvimento econômico regional de longo prazo, inovativo e socioambientalmente sustentável.
Esse desenvolvimento é orientado por missões definidas pela correspondência com grandes frentes de transição, a partir de macrotendências globais e fatores portadores de futuro associados, bem como sua determinação para processos de indução de mudança estrutural a partir de complexos econômicos e seus respectivos setores líderes, considerando um conjunto de transversalidades: competitividade, CT&I, territorialidade e infraestrutura.