O subsecretário de Planejamento Estratégico da Seplag, Bruno Sobral, participou, nesta segunda-feira (08/05), do seminário ‘TCE-RJ – Planejando Resultados para a Sociedade’. O evento foi realizado na sede do próprio Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no Centro.
No seminário, o subsecretário apresentou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (PEDES), que atualmente está em fase de consolidação e deverá ser apresentado em agosto. Segundo ele, o plano visa o desenvolvimento integrado do Estado do Rio de Janeiro a partir de oito missões.
As missões foram divididas em erradicação da extrema pobreza, segurança alimentar e nutricional, segurança hídrica, descarbonização do Estado do Rio, redução do impacto dos resíduos sólidos, vantagem competitiva associada à economia do conhecimento, ampliação das oportunidades de emprego e economias urbanas fortes e cidades socioambientalmente inclusivas.
Ainda de acordo com Bruno Sobral, o PEDES prevê o fomento de complexos econômicos para permitir o desenvolvimento do setor produtivo fluminense. Tais complexos são divididos em economia verde, economia da saúde, economia do mar, cultura e turismo, infraestrutura e logística, além de petróleo e gás.
“O PEDES é voltado para escolha de futuro do Estado do Rio de Janeiro, que, há mais de 40 anos, não tinha um plano estratégico que traçasse diretrizes para o desenvolvimento fluminense. É um plano de Estado, não de governo, para criação de valor para a sociedade”, destacou o subsecretário Bruno Sobral.
O seminário teve abertura do presidente do TCE-RJ, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, e do subsecretário de Planejamento do TCE-RJ, Alexandre Fonseca do Rosário. Também ministraram palestras o diretor de Planejamento e de Gestão da Estratégia do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonard Lapa, e as assessoras da Subsecretaria de Planejamento do TCE-RJ, Jordanna Mendonça e Karen Dutra.