CÂMARAS TÉCNICAS
As Câmaras Técnicas – CT são instâncias instauradas para a elaboração por demanda de um produto específico, neste caso, relacionado ao PEDES. Elas serão organizadas no âmbito do ciclo PEDES. As CT podem:
- Produzir propostas de políticas públicas, projetos ou ações estratégicas de interesse para a elaboração ou aperfeiçoamento do PEDES;
- Produzir e analisar dados e estudos estratégicos para a elaboração, acompanhamento, avaliação ou aperfeiçoamento do PEDES;
- Fazer recomendações técnicas para a implantação, aperfeiçoamento, correção ou governança das ações do PEDES.
Assim, a sua composição será definida a partir da temática ou especificidades do produto, mobilizando técnicos da administração pública ou fora dela.
O trabalho das Câmaras Técnicas (CT) vem sendo centrado nas discussões a respeito das principais dinâmicas econômicas do estado, considerando os setores e cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento regional fluminense. A partir do recorte de complexos econômicos, foram reunidos em um só ambiente os atores de governo que trabalham direta ou indiretamente com atividades econômicas.
As propostas consolidadas das CTs serviram de base técnica para a identificação de problemas estruturais, potencialidades territoriais e oportunidades para o desenvolvimento econômico regional.