Também foram apresentados o ciclo atual e o modelo de trabalho adotado pela equipe para a implementação do plano
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão participou no dia 07/04, do evento “Pedes: O Quarto Instrumento de Planejamento e Orçamento do Estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Realizado no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, o encontro teve como propósito reunir autoridades e especialistas a fim de debater a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro (Pedes), além de aprimorar a atuação de gestores, técnicos e demais agentes públicos envolvidos na elaboração e execução do plano.
As apresentações foram divididas em dois blocos, iniciando-se pela manhã com uma mesa de abertura composta pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, pela conselheira substituta, Andréa Cirqueira Martins e pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Renata Cotta.
Na ocasião, o secretário ressaltou a importância do diálogo interinstitucional para o fortalecimento do plano, explicando tratar-se de um instrumento estruturante das diretrizes que orientarão o futuro do Estado do Rio de Janeiro, reforçando seu papel como indutor de desenvolvimento sustentável, inovativo e eficiente.
“O Pedes, como um plano de estado, e sem abdicar das prioridades do presente, torna-se referência para a elaboração dos planejamentos de médio e curto prazo, bem como para a construção de planos setoriais de longo prazo, numa visão convergente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou o secretário Adilson.
A programação também contou com a apresentação dos fundamentos, metas e desafios do plano, bem como a divulgação dos resultados da auditoria de levantamento conduzida pelo TCE-RJ visando fortalecer a compreensão sobre esse novo instrumento de planejamento e orçamento de médio e longo prazo.
No turno da tarde, representando a Seplag-RJ, o assessor chefe da Subsecretaria de Planejamento Estratégico (Subple), Leandro Damaceno, realizou a apresentação do relatório de progresso das ações, dando destaque aos avanços obtidos e desafios para a consolidação do plano.
Além da linha do tempo com os principais marcos do Pedes, desde sua elaboração em 2023 até março deste ano, destacando os avanços mais recentes, Damaceno abordou a origem e os conceitos estruturantes do plano, com informações mais aprofundadas para os presentes. A apresentação foi finalizada com uma explicação do ciclo atual e modelo de trabalho adotado pela equipe técnica para coordenar e acompanhar a implementação do plano.
O evento contou com a participação do deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Fernanda Curdi e do Chefe da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Anderson Monteze. Também estiveram presentes o Presidente do TCE-RJ, conselheiro Márcio Pacheco, o Controlador Geral do Estado, Demétrio Farah, o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Abreu, a subsecretária-adjunta de Planejamento, Débora Sader e o subsecretário de Planejamento Estratégico, Roberto Cardoso, acompanhado pela equipe técnica da Subple, que tem atuado de forma integrada na condução e acompanhamento das ações do Pedes.




A seguir algumas notícias sobre o evento:
PEDES é apresentado no TCE-RJ como instrumento de transformação do Estado
Seminário no TCE discute plano estratégico para desenvolvimento econômico no Rio
ASSISTA À ÍNTEGRA DA CAPACITAÇÃO: