Pular para o conteúdo

PEDES

Seplag-RJ inicia série de encontros para a construção do Pedes


    O primeiro encontro para a construção coletiva do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro (Pedes) aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão nesta quinta-feira (24/03). A reunião, realizada pela Subsecretaria de Planejamento Estratégico com representantes de diversos órgãos estaduais, serviu para detalhar o processo de planejamento e etapas de elaboração do Pedes, que traçará as diretrizes estaduais pelo período de oito anos, com revisões periódicas. Municípios, por meio de audiências regionais, sociedade civil e comunidade científica também serão convocados.

    O subsecretário Bruno Sobral iniciou o evento fazendo um panorama do trabalho desenvolvido com a equipe. Além disso, explicou a importância do envolvimento de todos os órgãos no processo, que consiste em nortear a elaboração de políticas públicas estaduais para as gerações futuras, mantendo o atendimento das atuais demandas sociais e respeitando as particularidades de cada região fluminense. 

    “É um convite a todos os envolvidos no serviço público do Estado do Rio de Janeiro  a colaborar para essa escolha de futuro, um futuro que precisa ser traçado conjuntamente. Contamos com o apoio de vocês para fortalecer a ideia de planejamento como uma peça importante, não só para a execução das políticas, mas para o próprio desenvolvimento do estado”, afirmou Bruno.

    O projeto tem como principal objetivo permitir um encadeamento das atividades do setor produtivo de cada segmento econômico e regiões, por meio do fomento dos complexos econômicos, visando atender às seguintes missões: erradicação da extrema pobreza; segurança alimentar e nutricional; segurança hídrica; descarbonização do estado; redução do impacto dos resíduos sólidos; vantagem competitiva associada à economia do conhecimento; ampliação das oportunidades de trabalho e emprego; e economias urbanas fortes e cidades socioambientalmente inclusivas.

    Os complexos econômicos dividem-se em  economia verde, economia da saúde, economia do mar, cultura e turismo,  infraestrutura e logística, além de petróleo e gás. A escolha criteriosa foi a fim de permitir a geração de empregos em todo o território. 

    “Selecionamos a partir de debates,  conversas que tivemos, estudos que realizamos nesse momento de preparação. São grandes economias, já enraizadas no território estadual, ou com forte potencial, ou com fatores de competitividade extremamente interessantes em termos de concorrência a nível nacional, inclusive mundial”, complementou o superintendente de Desenvolvimento Territorial e Planejamento Social, Marcos Dominguez, ao lado da coordenadora de Planejamento Social, Ana Fernanda Batista Coelho Alves, e da coordenadora de Planejamento Econômico, Luciana Pereira Leis.

    O evento também teve a participação do superintendente de Planejamento, Rafael Abreu, representando a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento.

    O documento-base e demais arquivos do Pedes podem ser consultados aqui.

    PEDES
    Secretaria de Estado Planejamento e Gestão
    Subsecretaria de Planejamento Estratégico

    Contato
    Av. Erasmo Braga nº 118, 10º andar – Centro
    Rio de Janeiro, RJ – CEP 20020-000
    Telefone: (21) 2333-1817
    Email: pedes@planejamento.rj.gov.br