Entre os dias 11 de agosto e 13 de agosto de 2025, a Subsecretaria de Planejamento Estratégico esteve presente na 6ª Conferência Estadual de Cidades na Cidade Nova/RJ. A abertura contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o Secretário de Estado de Cidades, Douglas Ruas, do presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ) e prefeito de Resende, Tande Vieira, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da representante da ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti Moraes, que ministrou a palestra magna sobre a construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas.
O evento “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, de iniciativa da Secretaria de Estado de Cidades (SECID) e do Conselho de Estado de Cidades (CEC/RJ), teve como objetivo a consolidação do documento final da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, considerando as propostas recebidas das Conferências Municipais e aprovadas no âmbito da Conferência Estadual, para encaminhar à Conferência Nacional de Cidades prevista para ocorrer em outubro, em Brasília – DF.
O assessor chefe, Leandro Damaceno, mediou o debate sobre Gestão Estratégica e Financiamento (eixo 2), no grupo de trabalho intitulado de “Gestão interfederativa, cooperação e consórcios, gestão das regiões metropolitanas e financiamento da PNDU: mecanismos fiscais e extrafiscais de âmbito local”.
Ao final do evento foram eleitos os delegados que representarão o Estado do Rio de Janeiro na conferência nacional, além dos novos conselheiros do Conselho Estadual das Cidades. O assessor chefe, Leandro Damaceno, compõe a delegação.



