Em 27 de maio, a Subsecretaria de Planejamento Estratégico (Subple) realizou uma Câmara Técnica, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, para discussão temática sobre Desenvolvimento e Produção Agroflorestal vinculada ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDES).
O encontro contou com a presença de representantes das secretarias estaduais e vinculadas: SEAS, SEAPA, INEA, EMATER, SEDEICS, CEDAE, FIPERJ, SETRAM e SECID e com o apoio da Escola de Gestão Pública (Egep).
Nas discussões trazidas, percebeu-se a necessidade de construção coletiva de uma agenda estratégica, com forte ênfase na articulação interinstitucional, no mapeamento de gargalos estruturais e na elaboração de soluções territorializadas e multiescalares, voltadas para o desenvolvimento e produção agroflorestal sustentável no longo prazo.
A estrutura do PEDES, organizada em torno de missões estratégicas — como segurança alimentar, segurança hídrica e descarbonização — oferece um arcabouço para conectar ações ambientais e produtivas. Essas missões sustentam três ações centrais: a recuperação de áreas degradadas por meio de reflorestamento com espécies nativas e exóticas não invasoras; a ampliação da produção agroalimentar baseada em princípios agroecológicos; e o fortalecimento da cadeia produtiva florestal, por meio da criação de distritos florestais.
O evento evidenciou que é necessário o fomento à produção e comercialização de sementes e mudas, para atendimento à demanda já prevista para restauração de mata nativa, bem como a necessidade urgente de estruturar um sistema estadual de governança que articule as ações necessárias para desenvolvimento agroflorestal no estado.
O dossiê pode ser acessado pelo link: Dossiê sobre Desenvolvimento e Produção Agroflorestal



