A reunião abriu caminho para a elaboração de estratégias em sintonia com o plano estadual de longo prazo
Na manhã da última quinta-feira (06/02), a Subsecretaria de Planejamento Estratégico (SUBPLE) e a Secretaria de Estado de Economia do Mar (Seenemar) realizaram uma reunião para tratar do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (PEDES). A fim de subsidiar a construção de um plano estratégico alinhado às demandas e características da Seenemar, o encontro visou à elaboração de estratégias integradas ao plano estadual de longo prazo.
De acordo com o assessor-chefe da Subple, Leandro Damaceno, a troca de informações e o alinhamento entre os órgãos visam ampliar oportunidades, expandir a infraestrutura e impulsionar a economia do mar como um dos pilares do crescimento econômico.
“Nessa reunião mostramos como o PEDES foi estruturado para orientar o desenvolvimento econômico e social do estado de forma integrada, e como as secretarias podem utilizar essa base para construir seus planejamentos estratégicos. Nossa intenção é garantir que as ações da Seenemar estejam alinhadas a essa visão de longo prazo, fortalecendo a economia do mar e promovendo um crescimento sustentável e coordenado”, explicou Damaceno.
O subsecretário técnico da Seenemar, almirante Sérgio Chaves Júnior, esteve presente na reunião e destacou a importância da parceria interinstitucional para a construção de um planejamento sólido.
“Essa troca de informações entre a Seenemar e a Seplag é fundamental para alinharmos nossas estratégias, compartilharmos experiências, entender como cada órgão está conduzindo seu planejamento, até retroalimentar o PEDES, no futuro, com nossas experiências no setor marítimo”, afirmou.
Também estiveram presentes pela Subple a superintendente de Monitoramento e Avaliação, Luciana Ferreira, a coordenadora de Planejamento Territorial, Luciana Leis e o assessor, Amilsem Júnior que apresentaram as etapas e os princípios da metodologia aplicada no plano estadual, destacando a importância da criação de um planejamento estratégico alinhado às diretrizes do PEDES.
Com a construção do planejamento estratégico da Seenemar baseada no PEDES, a expectativa é que o setor marítimo atraia investimentos e fortaleça sua participação na economia.
Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro
O PEDES é um instrumento de planejamento de longo prazo, que visa ao desenvolvimento econômico regional, inovativo, social e ambientalmente sustentável. Coordenado pela SeplagRJ, o PEDES se orienta por missões sociais, ambientais e econômicas com os seguintes eixos norteando as iniciativas: o planejamento territorial (identificação dos problemas e potencialidades da área); e a ciência, tecnologia e inovação.
Busca promover o crescimento econômico, redução das desigualdades sociais, melhora na qualidade de vida da população, aumento da capacidade de investimento e fortalecimento da competitividade do estado.
A Seenemar tem uma relação mais direta com as missões 2 (segurança alimentar e nutricional), 4 (descarbonização), 6 (vantagem competitiva associada à economia do conhecimento) e 7 (ampliação e desconcentração territorial das oportunidades de trabalho e emprego). Além disso, as políticas públicas da Seenemar têm impacto direto nos seguintes complexos econômicos: Economia do Mar, Complexo do Petróleo e Gás e Infraestrutura e Logística.

